Como prolongar a vida útil dos sistemas de iluminação ARQUILED
As luminárias ARQUILED são equipamentos de elevado desempenho, concebidos e fabricados sob rigorosos procedimentos de produção, com componentes de elevada qualidade, que asseguram uma vida útil duradoura.
Os procedimentos de manutenção preventiva podem variar em função do equipamento específico e dos seus componentes, mas são importantes para prevenir problemas ou falhas, minimizando o risco de falhas inesperadas e tempo de inatividade.
Instalação
O equipamento deve ser instalado apenas por profissionais qualificados, de acordo com as instruções de instalação, por forma a não comprometer o bom funcionamento e segurança do mesmo. As especificações das normas relevantes e os regulamentos especiais estabelecidos pelo fabricante devem ser observados durante o manuseamento e a operação.
Inspeções regulares
Devem ser efetuadas inspeções regulares para verificação de possíveis danos, desgaste ou mau funcionamento. No caso de equipamentos com conetividade e operados por sistema de telegestão, os mesmos comunicam (de acordo com a parametrização definida) regularmente dados que permitem identificar anomalias ou necessidades de intervenção.
Não são recomendadas intervenções que possam alterar as características ou funções originais.
Limpeza de luminárias
A acumulação de sujidades ou outros detritos no equipamento podem afetar o desempenho do sistema de iluminação.
Instruções:
– Assegurar que os componentes são resistentes a produtos químicos e, no caso de componentesplásticos, utilizar apenas agentes de limpeza sem álcool, adequados para superfícies plásticas.
– Evitar a limpeza com panos secos. Utilizar apenas um pano macio, que não risque e ligeiramente húmido para limpar, quando necessário.
– A limpeza com jato de água de alta pressão é proibida.
Manutenção de superfícies pintadas ou revestidas
A pintura ou outro revestimento da luminária deve ser mantido limpo com limpezas gerais periódicas. Atenção que o pó, a fuligem e outros contaminantes soltos do ambiente resultantes da limpeza devem ser removidos primeiro. Os resíduos devem ser removidos esfregando ou limpando com água sem detergente.
Difusores de vidro e plástico ou outros elementos óticos externos feitos de plástico
O pó ou contaminantes soltos devem ser removidos com ar comprimido ou limpos com um pano ou água sem detergente.
Proteções e tampas de vidro contaminadas
Utilizar um pano macio, que não risque, ligeiramente húmido e uma solução de limpador de vidros suave para limpar e enxaguar com água limpa.
Verificação das condições técnicas
Sempre que o equipamento for aberto, deve ser feita a seguinte inspeção visual:
– Condição geral do equipamento: estanqueidade, ligações, isolamentos, componentes, entre outros;
– Condição das juntas;
– Condição do dispositivo de proteção contra sobretensão, quando aplicável;
– Condição dos fusíveis integrados, quando aplicável;
– Quaisquer sinais de funcionamento anormal.