Antena 1 dedica um segmento do programa “Portugal em Direto” ao novo Sistema Inteligente de Iluminação Pública de Tomar
Miguel Allen Lima, CEO da Arquiled, e Anabela Freitas, presidente da autarquia, explicam a tecnologia envolvida, o caráter inovador do projeto e quais os benefícios para o município e para os cidadãos.
“Inteligente, mais económico e mais ecológico”, o novo sistema de iluminação pública de Tomar, desenvolvido pela Arquiled, inclui 14 000 luminárias LED inteligentes, que substituirão as luminárias convencionais em todo o concelho.
Ligadas em rede por comunicações LoRaWAN®, as luminárias permitirão controlar não apenas o fluxo luminoso de cada luminária, mas também monitorizar o caudal e a poluição do rio Nabão e as perdas de água de água das bocas de incêndio.
Mas as possibilidades futuras do sistema são quase ilimitadas porque, segundo Miguel Allen Lima, “a infraestrutura de cidade inteligente” agora criada permite conectar “milhares ou milhões de dispositivos”. No “Portugal Direto”, o CEO da Arquiled explica como, dá exemplos concretos e acrescenta que existem outros municípios interessados em implementar a tecnologia desenvolvida pela Arquiled. Adicionalmente, abre o véu à forma como a empresa se prepara para trabalhar na criação de cidades inteligentes também em outras latitudes.
O sistema de iluminação pública inteligente de Tomar deverá estar concluído até ao final do ano e permitirá uma poupança mínima em eletricidade na ordem dos 70%. O investimento é de aproximadamente 9 milhões de euros, mas o custo para a autarquia é zero – Anabela Freitas, Presidente da Câmara Municipal, explica o modelo financeiro do projeto, potencialmente replicável por outras autarquias.
Ouça aqui o segmento do “Portugal em Direto” dedicado ao novo Sistema de Iluminação Pública Inteligente de Tomar.
LoRaWAN® é uma marca registada da LoRa Alliance®.