PARQUE URBANO FELÍCIO LOUREIRO - SINTRA

O primeiro parque público do país com iluminação totalmente LED
  • Cliente: Município de Sintra
  • Data: 2015
  • Tipologia: Iluminação Pública

A Zona Especial de Proteção (Z.E.P.) do Palácio Nacional de Queluz foi uma das primeiras a ser criadas a nível nacional (1910) e teve como objetivo garantir a preservação do enquadramento arquitetónico e paisagístico deste histórico conjunto monumental único no nosso país.

O Parque Urbano Felício Loureiro insere-se nesta zona especial e ocupa uma área em cerca de 12 ha de relva e zonas de passeios, sendo um local essencial para a qualidade de vida dos utentes desta zona e para o equilíbrio ambiental duma cidade em que os espaços verdes escasseiam.

Neste contexto, o município de Sintra avançou com o projeto de requalificação da iluminação pública no Parque Urbano Felício Loureiro, em Queluz, cuja intervenção consistiu na renovação das luminárias existentes por luminárias com tecnologia LED, mais eficientes e com menor consumo energético.

Para além da componente energética, também a componente visual foi considerada, com a remoção das anteriores colunas e luminárias degradadas. As luminárias têm mais um metro de altura, mantêm a traça antiga dos anteriores, mas a parte superior não tem vidro, fazendo com que a rua tenha mais luz e transmita uma maior sensação de segurança no período noturno.